ÚLTIMA AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I (25%)

CONSIDERE A PASSAGEM ABAIXO:

"Pois que nada exista em um efeito que não tenha existido de forma semelhante ou mais excelente na causa é uma primeira noção, e tão evidente, que não há nada mais claro; e esta outra noção comum, que de nada nada se faz, a compreende em si, porque, se se concorda que exista algo no efeito que não existiu na sua causa, cumpre concordar também que isso procede do nada; e se é evidente que o nada não pode ser a causa de algo, é somente porque, nesta causa, não haveria a mesma coisa do que no efeito. 
Constitui também uma primeira noção que toda a realidade, ou toda a perfeição, que só está objetivamente nas ideias, deve estar formal ou eminentemente nas suas causas; e toda opinião que jamais nutrimos sobre a existência das coisas fora de nós apoia-se tão somente nela. Pois de onde nos poderia advir a suspeita de que existissem, se não do simples fato de suas ideias virem pelos sentidos ferir nosso espírito? 
Ora, que há em nós alguma ideia de um ente soberanamente poderoso e perfeito, e também que a realidade objetiva desta ideia não se encontra em nós, nem formal, nem eminentemente, isto tornar-se-á manifesto aos que pensarem seriamente no assunto, e quiserem dar-se ao trabalho de meditá-lo comigo; mas não poderia enfiá-lo à força no espírito dos que lerem as minhas Meditações apenas como um romance, para se desenfadar, e sem lhes prestar grande atenção. Ora, de tudo isso, conclui-se mui manifestamente que Deus existe. E todavia, em favor daqueles cuja luz natural é tão fraca, que não veem que constitui uma primeira noção que toda a perfeição que está objetivamente numa ideia deve estar realmente em alguma de suas causas, ainda a demonstrei de maneira fácil de conceber, mostrando que o espírito que tem esta ideia não pode existir por si próprio; e, portanto, não vejo o que podeis desejar mais para me dardes as mãos, como haveis prometido." (Descartes, Respostas às segundas objeções)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ateliê doutoral/pós-doutoral da Universidade de Paris IV-Sorbonne e Universidade Federal do Paraná

AVALIAÇÃO FILOSOFIA POLÍTICA III