Colóquio Internacional Voltaire
250 anos da publicação de Cândido ou o otimismo

12-14 de Outubro
Universidade Federal do Paraná - Curitiba
O colóquio pretende reunir professores e pesquisadores nacionais e internacionais em torno da reflexão sobre o valor filosófico da obra de Voltaire e suas relações com a história e a literatura. Apesar de tomar a ocasião como uma oportunidade para celebrar os 250 anos da publicação de Cândido ou o otimismo e rediscutir a própria obra como um exemplo da rica relação entre filosofia, história e literatura operada por Voltaire, o encontro não se restringe à compreensão da obra mais conhecida do autor. Ele pretende justamente ampliar a imagem comum de Voltaire, mostrando a complexidade e a importância filosófica de sua vasta obra ao considerar alguns dos seguintes aspectos de seu pensamento:

- a relação com os grandes sistemas do XVII (Descartes, Espinosa, Leibniz e Malebranche), com a filosofia de língua inglesa (Bacon, Locke, Newton, Shaftesbury e Mandeville) e com os autores críticos dos sistemas, como Bayle e Pascal.
- temas metafísicos e morais tais como o problema do mal, a questão da liberdade e da necessidade, do destino e da providência.
- a relação de Voltaire com as ciências de seu tempo, o seu newtonianismo, sua adesão à teoria da visão de Berkeley e sua crítica aos saberes biológicos nascentes, entre outros.
- a noção de filosofia da história, a crítica a Bossuet e à teologia da história.
- a fusão entre literatura e filosofia

Conferencistas convidados:

Sébastien Charles (Université de Sherbrooke – Canadá)
Stéphane Pujol (Université de Paris X – Nanterre)
Eliane Martin-Haag (Université de Toulouse)
Maria das Graças de Souza (Universidade de São Paulo/CNPQ)
Edmilson Menezes (Universidade Federal de Sergipe/CNPQ)
Luís Fernando Franklin de Matos (Universidade de São Paulo/CNPQ)
Rodrigo Brandão (Universidade Federal do Paraná)

Comitê científico:

Prof.ª Drª Maria das Graças de Souza (USP-CNPQ)
Prof.º Dr.º Edmilson Menezes (UFS-CNPQ)
Profº. Dr.º Rodrigo Brandão (UFPR)(Coordenador)

O comitê científico receberá propostas de trabalho (alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores) até o dia 10 de julho. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada dia 17 de julho. As propostas devem ser enviadas ao e-mail voltaire@ufpr.br contendo o título da apresentação, o nome do participante e sua instituição. O resumo não deve ultrapassar 400 palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO FILOSOFIA POLÍTICA III

PROGRAMAÇÃO - SETEMBRO

Ateliê doutoral/pós-doutoral da Universidade de Paris IV-Sorbonne e Universidade Federal do Paraná