AVALIAÇÃO FILOSOFIA GERAL I

Avaliação final – Filosofia Geral I
1)      Considere como Agostinho articula mal e culpabilidade e disserte sobre a passagem seguinte:
“Ainda então me parecia que não éramos nós que pecávamos, mas não sei que outra natureza, estabelecida em nós. A minha soberba deleitava-se com não ter as responsabilidades da culpa. Quando procedia mal, não confessava a minha culpabilidade, para que me pudésseis curar a alma, já que vos tinha ofendido, mas gostava de a desculpar e de acusar uma outra coisa que estava comigo e que não era eu. Na verdade, tudo aquilo era eu, se bem que a impiedade me tinhas dividido contra mim mesmo!”
Agostinho Confissões
2)      Compare a formulação de Epicuro com os textos  de Agostinho trabalhados em aula. Destaque os elementos do maniqueísmo que Agostinho questionava.
“Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode. Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus. Se pode e não quer, é invejoso: o que, do mesmo modo, é contrário a Deus. Se nem quer nem pode, é invejosos e impotenete: portanto, nem sequer é Deus. Se pode e quer, o que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a existência dos males? Por que razão é que não os impede”
             Epicuro
3)      Disserte sobre o trecho abaixo:
“Os céus e todo o resto do universo pregam a glória, o poder e a unidade de Deus: apenas o homem, essa obra-prima do criador entre as coisas sensíveis, apenas o homem, digo, fornece grandes objeções contra a unidade de Deus.”(Pierre Bayle, Nota D, verbete Maniqueus. Dicionário Histórico e Crítico)
4)       Explique a distinção feita por Bayle entre os aspectos a priori e os aspectos a posteriori de uma teoria e sua “reabilitação” do maniqueísmo.
5)       Disserte sobre a passagem abaixo:
“Assim, pode-se dizer que, de qualquer maneira que Deus criasse o mundo, este teria sido sempre regular e dentro duma ordem geral. Deus escolheu, porém, o mais perfeito, quer dizer, ao mesmo tempo o mais simples em hipóteses e o mais rico em fenômenos, tal como seria o caso duma linha geométrica de construção fácil e de propriedades e efeitos espantosos e de grande extensão” Leibniz Discurso de Metafísica
6)      Leibniz sustenta que a bondade de Deus depende de seu entendimento. Ele distingue também querer e permitir. Disserte sobre esta distinção e sobre a relação entre bondade e entendimento, mostrando como elas são importantes para solucionar o problema do mal e como se articulam entre si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO FILOSOFIA POLÍTICA III

PROGRAMAÇÃO - SETEMBRO

Ateliê doutoral/pós-doutoral da Universidade de Paris IV-Sorbonne e Universidade Federal do Paraná