ÚLTIMA AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I (25%)

CONSIDERE A PASSAGEM ABAIXO:

"Pois que nada exista em um efeito que não tenha existido de forma semelhante ou mais excelente na causa é uma primeira noção, e tão evidente, que não há nada mais claro; e esta outra noção comum, que de nada nada se faz, a compreende em si, porque, se se concorda que exista algo no efeito que não existiu na sua causa, cumpre concordar também que isso procede do nada; e se é evidente que o nada não pode ser a causa de algo, é somente porque, nesta causa, não haveria a mesma coisa do que no efeito. 
Constitui também uma primeira noção que toda a realidade, ou toda a perfeição, que só está objetivamente nas ideias, deve estar formal ou eminentemente nas suas causas; e toda opinião que jamais nutrimos sobre a existência das coisas fora de nós apoia-se tão somente nela. Pois de onde nos poderia advir a suspeita de que existissem, se não do simples fato de suas ideias virem pelos sentidos ferir nosso espírito? 
Ora, que há em nós alguma ideia de um ente soberanamente poderoso e perfeito, e também que a realidade objetiva desta ideia não se encontra em nós, nem formal, nem eminentemente, isto tornar-se-á manifesto aos que pensarem seriamente no assunto, e quiserem dar-se ao trabalho de meditá-lo comigo; mas não poderia enfiá-lo à força no espírito dos que lerem as minhas Meditações apenas como um romance, para se desenfadar, e sem lhes prestar grande atenção. Ora, de tudo isso, conclui-se mui manifestamente que Deus existe. E todavia, em favor daqueles cuja luz natural é tão fraca, que não veem que constitui uma primeira noção que toda a perfeição que está objetivamente numa ideia deve estar realmente em alguma de suas causas, ainda a demonstrei de maneira fácil de conceber, mostrando que o espírito que tem esta ideia não pode existir por si próprio; e, portanto, não vejo o que podeis desejar mais para me dardes as mãos, como haveis prometido." (Descartes, Respostas às segundas objeções)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO FILOSOFIA POLÍTICA III

PROGRAMAÇÃO - SETEMBRO

Ateliê doutoral/pós-doutoral da Universidade de Paris IV-Sorbonne e Universidade Federal do Paraná